Residencia Médica em Cirurgia Torácica do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
Transplante pulmonar
Transplante pulmonar. Foto cedida: Dr. Reno Pessoa (Anestesiologista)

Transplante Pulmonar

Pulmão para transplante pulmonar
Enxerto antes do implante. Foto cedida: Dr.Israel Medeiros
equipe do primeiro transplante púlmonar do Ceará
Equipe do primeiro transplante realizado em 2011. Foto cedida: Dr. Israel Medeiros

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HMCASG) é uma das mais modernas organizações hospitalares do Brasil e integra a rede de serviços da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA). É uma instituição hospitalar de nível terciário, sendo referência internacionalmente reconhecida na assistência a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nas áreas de cardiologia, pneumologia, cirurgia cardiovascular e cirurgia torácica. Atende aos 184 municípios que compõem o Estado, além de outros, principalmente das regiões Norte e Nordeste do país.

O HMCASG realiza transplantes cardíacos há mais de vinte anos. O Programa de Transplante Pulmonar foi iniciado em 2011 quando foi realizado o primeiro transplante de pulmão do Estado. Desde então, mais de cinquenta pacientes, provenientes de vários Estados das regiões Norte e Nordeste, foram submetidos a transplante pulmonar. O Programa é composto por médicos pneumologistas, cirurgiões torácicos e cardíacos, anestesiologistas, infectologistas e intensivistas, além de uma ampla equipe multidisciplinar (fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas).

Atualmente, são realizados, em média, quatro transplantes por ano. Os residentes de cirurgia torácica podem acompanhar as cirurgias para a captação e implante dos pulmões. A Equipe de Transplante Pulmonar também atua na colocação e manuseio de dispositivos de suporte mecânico ventilatório e circulatório (ECMO), usados no perioperatório quando necessário. Os ambulatórios multidisciplinares funcionam diariamente para avaliação dos pacientes antes e após o transplante. A equipe reúne-se uma vez por semana para discussão de casos e inclusão de novos pacientes em fila.

Em suma, o HMCASG tem se destacado no tratamento de doenças pulmonares graves. O Serviço de Pneumologia conta com ambulatórios especializados de pneumopatias intersticiais, hipertensão pulmonar e DPOC, e o Serviço de Cirurgia Torácica realiza procedimentos como Cirurgia Redutora do Volume Pulmonar por Videotoracoscopia. O Programa de Transplante completa essa estrutura, ofertando aos pacientes com pneumopatias críticas uma terapia capaz de aumentar a sobrevida e melhorar qualidade de vida.

Dr. Israel Medeiros

Chefe do serviço de Transplante Pulmonar